segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Detenção

 «A detenção de um ex-primeiro–ministro não é vergonha alguma para Portugal. Significa, pura e simplesmente, que a Justiça está a funcionar e que existe separação de poderes. Também o ex-primeiro-ministro francês foi detido. O Ex-primeiro-ministro italiano foi condenado.»




Começo por distinguir completamente a detenção do cidadão José Sócrates da detenção do ex-primeiro ministro.

Faço-o em primeiro lugar porque exerci advocacia (só deixei de exercer em Fevereiro deste ano) e imagino o sofrimento inerente a uma detenção ou prisão preventiva. Isto independentemente de culpa, porque o indivíduo, entre outras situações processuais, está sob interrogatório em local que não conhece, perante pessoas que não conhece enfim, em meio que não é o seu. Muitas vezes a única pessoa que conhece é o seu advogado. É uma situação emocionalmente complicada e que não merece regozijo ou satisfação por parte de alguém, não obstante ser absolutamente necessária para que a Justiça faça o seu trabalho.

Quanto à detenção do ex-primeiro ministro temos assistido a coisas verdadeiramente loucas.
Comecemos pela “vergonha” nacional apregoada por alguns, nomeadamente umas “carpideiras” indignadas que pululam entre canais de TV. Meus caros, a detenção de um ex-primeiro–ministro não é vergonha alguma para Portugal. Significa, pura e simplesmente, que a Justiça está a funcionar e que existe separação de poderes. Também o ex-primeiro-ministro francês foi detido. O Ex-primeiro-ministro italiano foi condenado. Enfim, essa situação só não podia acontecer nas ditaduras do Terceiro Mundo. Aí sim, existe impunidade e a justiça faz o que o Governo manda ou aprova! Acresce que essas “carpideiras” não ficaram indignadas com a investigação jornalística do caso BPN, nem com a cobertura do caso dos vistos gold. Nesses casos, valia tudo! Neste caso concreto, “ai jesus” o segredo de justiça! (independentemente de ninguém saber quem deu informações que deviam estar em segredo de justiça, se os investigadores ou os investigados).

Passemos ao ex-presidente da república. O senhor ex-presidente da república disse coisas absolutamente taradas na televisão, quando foi ouvido após visita ao ex-primeiro-ministro.
Mário Soares pensa que está num qualquer regime do terceiro mundo onde jura vingança aos juízes e/ou jornalistas. Aliás, penso que se pudesse “jogava-os aos tubarões”!
Mas o que mais surpreende é verificar que determinadas pessoas estão admiradas com ESTA reacção de Mário Soares que AGORA disse coisas que não devia. Errado! É que sempre foi assim! Agora, é que ejaculou o fel! 

Sem comentários:

Enviar um comentário